SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP8Gestão do risco em saúde mental: Revisão integrativaEfeitos do mindfulness na saúde mental dos adolescentes: Uma scoping review índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

SEBASTIAO, Graça et al. Eficácia de programas de biofeedback na redução da ansiedade - revisão integrativa da literatura. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2021, n.esp8, pp.59-66.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.340.

Contexto:

A ansiedade é uma emoção, traduz-se num mecanismo adaptativo e transitório em resposta a stressores, cursa com o aumento da atividade autonómica, favorece o desenvolvimento e desempenho da pessoa, promove a criatividade e a cooperação interpessoal. O Biofeedback (BFB) é uma técnica mente-corpo, na qual se aprende como modificar a fisiologia, com o objetivo de melhorar a saúde física, mental, emocional e espiritual da própria pessoa.

Objetivos:

Identificar a eficácia do BFB na redução da ansiedade e da sintomatologia associada na pessoa adulta; conhecer os instrumentos utilizados na avaliação; analisar a complementaridade do BFB e outras técnicas de intervenção.

Métodos:

Nesta revisão integrativa da literatura (RIL) recorreu-se à estratégia P[I][C]OD na elaboração da questão de pesquisa: “Qual a eficácia do BFB na redução da ansiedade e sintomatologia associada na pessoa adulta?”. A pesquisa realizou-se em março de 2019, nas bases de dados MEDLINE complete, CINAHL complete e Psychology & Behavioral Sciences Collection através da plataforma EBSCO, com descritores (MESH): “biofeedback” e “anxiety”. Estudos publicados entre 2015-2019; idiomas: português, inglês e espanhol; disponíveis em texto completo. Amostra com 14 artigos.

Resultados:

O BFB evidenciou eficácia no controlo da ansiedade e sintomatologia associada em jovens universitários, grávidas, atletas, pessoas com perturbação de ansiedade. Em alguns estudos, o BFB é utilizado com outras técnicas: relaxamento, respiração, imaginação guiada e mindfulness.

Conclusões:

Existe evidência científica da eficácia do BFB na redução da ansiedade e da sintomatologia associada, ainda mais evidente quando combinado com outras técnicas.

Palavras-chave : Biofeedback; Ansiedade; Enfermagem; Saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )