SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP8Efectividad de los programas de biofeedback en la reducción de la ansiedad - revisión integral de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versión impresa ISSN 1647-2160

Resumen

FERREIRA, Patrícia; VARANDA, Maria  y  NOGUEIRA, Maria José. Efeitos do mindfulness na saúde mental dos adolescentes: Uma scoping review. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2021, n.esp8, pp.67-76.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.341.

Contexto:

O mindfulness ou atenção plena, foca-se intencionalmente no momento presente, aceitando a experiência sem crítica ou julgamento. Os benefícios das intervenções baseadas em mindfulness têm sido demonstrados em diversas áreas, incluindo a Saúde Mental dos adolescentes.

Objetivo:

Identificar os efeitos do mindfulness na saúde mental dos adolescentes; identificar as perturbações mentais mais comummente alvo de Mindfulness-Based Intervention (MBI).

Método:

Scoping Review de acordo com o manual do Joanna Briggs Institute Institute (JBI) (2015). Pesquisa realizada nos motores de busca/bases de dados da EBSCO e PubMed.

Resultados:

Foram identificadas 107 publicações não repetidas e, ao final do processo de elegibilidade e exclusão, incluíram-se 7 publicações na amostra final.

Conclusões:

O mindfulness em adolescentes é usado tanto na promoção de saúde mental como na prevenção e tratamento da doença mental. Os efeitos MBI em adolescentes: aumento da autoestima, reduz ansiedade, melhora bem-estar geral, qualidade de sono, a tomada de decisão, a regulação emocional e controlo de impulsos.

Palabras clave : Atenção plena; Saúde mental; Adolescentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )