SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue27Trend of mortality for self-inflicted injuries in adolescents, 2010 to 2018Impact assessment of the first outbreak of the COVID-19 pandemic on patients admitted in a psychiatric day hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

Print version ISSN 1647-2160

Abstract

DIAS JUNIOR, Sérgio Alves et al. Ansiedade em Acadêmicos de Enfermagem e de Medicina de uma Universidade Pública: Estudo Transversal. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2022, n.27, pp.81-94.  Epub June 30, 2022. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.326.

Introdução:

A universidade é a instituição formadora de profissionais de distintas áreas e a conquista de uma vaga no Ensino Superior traz mudanças em vários aspectos do cotidiano e a necessidade de adaptações, podendo gerar estresse, sentimentos de preocupação, angústia e elevação dos níveis de ansiedade.

Objetivo:

avaliar a ansiedade dos acadêmicos do curso de enfermagem e de medicina de uma universidade pública.

Método:

estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado com 272 acadêmicos de enfermagem e de medicina. A coleta de dados foi realizada por meio do Google forms, utilizando um questionário sociodemográfico e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (subescala de ansiedade). As análises foram realizadas por meio de frequência absoluta e relativa.

Resultados:

constatou-se que houve predomínio do sexo feminino (72,1%), faixa etária de até 22 anos (48,9%), estado civil solteiro(a) (93,4%), não tabagistas (94,1%) e originários(as) de outros municípios (92,6%). Além disso, 92,3% estão satisfeitos com o curso, 97,1% se identificam com o curso, 90,4% mantinham-se financeiramente com a ajuda de familiares, 66,5% realizavam atividades extracurriculares e 71,0% vivenciaram algum evento marcante na vida no último ano. Dentre a totalidade de participantes, 58,1% foram classificados com ansiedade, sendo que para os participantes do curso de enfermagem obteve-se 58,4% e para medicina 57,9%.

Conclusão:

As instituições de ensino superior devem atentar-se aos aspectos que envolvem a ansiedade dos acadêmicos, implementando ações de apoio que auxiliem e promovam a melhoria da qualidade psíquica desta população.

Keywords : Estudantes; Enfermagem; Medicina; Ansiedade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )