SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Saúde física e mental de profissionais de unidades de saúde da família na pandemia do COVID-19Contexto familiar e sofrimento mental em adolescentes: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

BRANDAO, Maria Girlane Sousa Albuquerque et al. Identificar construtos que desencadeiam a síndrome de Burnout em enfermeiros na linha de frente da COVID-19. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2022, n.27, pp.123-139.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.329.

Introdução:

O potencial para doenças infecciosas emergentes é um grande problema de saúde global. Entre os vírus que causam doenças emergentes estão os coronavírus. Investigações epidemiológicas e etiológicas detectaram em 2019 um novo coronavírus, que aumentou drasticamente a carga de trabalho nas unidades de saúde.

Objetivo:

Identificar construtos que desencadeiam a síndrome de Burnout em enfermeiros na linha de frente da COVID-19.

Método:

Revisão integrativa consolidada por meio de cinco bases de dados de saúde, utilizando duas estratégias de buscas: (Coronavirus OR “COVID- 19” OR “SARV-COV-2”) AND ("Esgotamento Profissional" OR "Exaustão Profissional") AND (Enfermagem OR "Enfermeiros") e (“Coronavirus Infections” OR “COVID- 19” OR coronavirus OR “SARV-COV-2”) AND ("Burnout, Professional" OR "Occupational Burnout") AND (Nursing OR Nurse). Utilizou-se o Rayyan para triagem e seleção dos estudos.

Resultados:

Foram incluídos 19 artigos, com profissionais de saúde na linha de frente de cuidados às pessoas com COVID-19, em 14 instituições de saúde de diferentes localizações geográficas. Identificou-se 10 construtos relacionados às três dimensões de burnout em enfermeiros na linha de frente na assistência à COVID-19. Houve maior identificação de construtos na dimensão de exaustão emocional, com predomínio de exaustão/esgotamento emocional, estresse ocupacional, medo, ansiedade e sobrecarga ocupacional.

Conclusões:

Os constructos desencadeadores da síndrome de burnout nos profissionais de enfermagem atuantes na linha de frente da COVID-19 são o estresse ocupacional, esgotamento emocional, medo, ansiedade, angústia, sobrecarga ocupacional, estresse pós-traumático, mudanças na personalidade, problemas familiares e redução da satisfação profissional.

Palavras-chave : Esgotamento Profissional; Enfermeiras e Enfermeiros; Coronavirus.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )