SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Identificar construtos que desencadeiam a síndrome de Burnout em enfermeiros na linha de frente da COVID-19Evidências da utilização do treino metacognitivo na pessoa com psicose: revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

SOUSA, Maria das Graças de Melo et al. Contexto familiar e sofrimento mental em adolescentes: uma revisão integrativa. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2022, n.27, pp.140-157.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.330.

Contexto:

A adolescência é um período de fragilidade que pode potencializar o surgimento de eventos estressores e crises. Diversos fatores têm sido associados a problemas de saúde mental no adolescente, sendo a família, um eixo fundamental a ser avaliado, pois pode apresentar fatores de proteção e risco para o adolescente.

Objetivo:

Identificar situações do contexto familiar que ocasionam sofrimento mental em adolescentes.

Método:

Trata-se de uma revisão integrativa norteada pelas recomendações do modelo PRISMA, realizada nas bases de dados PubMed, LILACS e SciELO, com publicações de 2014 a 2019, utilizando os descritores “adolescent”, “mental health” e “family relations”.

Resultados:

Foram incluídos 19 estudos, predominando publicações internacionais. As situações do contexto familiar que se associam ao sofrimento mental de adolescentes são o estilo parental, sofrimento mental dos pais, conflito e violência intrafamiliar, abuso de substâncias psicoativas por familiares, divórcio, migração e encarceramento parental. O sofrimento mental dos adolescentes foi evidenciado por uma série de sintomas internalizantes e externalizantes, risco aumentado de automutilação e tentativa de suicídio, além do uso nocivo de substâncias psicoativas.

Conclusão:

Os resultados obtidos reforçam a vulnerabilidade dos adolescentes ao sofrimento mental e apontam a necessidade de desenvolver intervenções eficazes no enfrentamento desse importante problema de saúde pública além do fortalecimento das redes de apoio aos adolescentes e famílias.

Palavras-chave : Adolescentes; Sofrimento mental; Relações familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )