SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Contexto familiar e sofrimento mental em adolescentes: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

GONZALEZ, Iria Sazatornil  e  NUNES, Lucília. Evidências da utilização do treino metacognitivo na pessoa com psicose: revisão integrativa da literatura. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2022, n.27, pp.158-180.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.331.

Contexto:

Numa sociedade com grande carga global de doença associada às perturbações mentais, é primordial o desenvolvimento de intervenções psicoterapêuticas como o treino metacognitivo para pessoas com psicose, coadjuvante do tratamento psicofarmacológico.

Objetivo:

Analisar as evidências da utilização do treino metacognitivo na pessoa com psicose.

Metodologia:

Formulada a questão PICO, pesquisaram-se artigos publicados entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020, nas bases de dados: Complementary index; MEDLINE complete, Academic Search Complete, CINAHL Complete, ScienceDirect e eBook Index. O processo de avaliação metodológica foi realizado por dois revisores independentes, com recurso aos instrumentos de avaliação do Joanna Briggs Institute. Foram definidos critérios de inclusão e exclusão, obtendo no total 8 artigos para a revisão.

Resultados:

Como principais resultados, após análise dos artigos incluídos, concluímos que, o treino metacognitivo aplicado em grupo, em pessoas com psicose, em contexto comunitário, demonstra eficácia quanto à redução da sintomatologia positiva (delírios e alucinações) e aumento dos níveis de insight clínico e cognitivo.

Conclusão:

O treino metacognitivo demonstra ser uma intervenção eficaz em pessoas com psicose, devendo por essa razão, ser desenvolvido em contexto da prática clínica de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Sendo uma intervenção com recente implementação, emerge a necessidade contínua de investigação dos seus efeitos na população com sintomatologia psicótica, maiormente, nas variáveis da afetividade, funcionamento social, risco suicidário e recaídas.

Palavras-chave : Treino; Metacognição; Perturbações psicóticas; Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )