SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28A Saúde Mental dos enfermeiros dos cuidados de saúde primários versus diferenciados e que prestam cuidados a doentes Covid-19: estudo comparativoCompetências Emocionais nos Enfermeiros de Saúde Mental: Contributos da implementação de um modelo de supervisão clínica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

CALIMAN, Maysa de Oliveira Silva et al. Vigilância epidemiológica das tentativas de suicídio: Avaliando a qualidade dos dados. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2022, n.28, pp.58-70.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.346.

Contexto:

A ocorrência de uma notificação para tentativa de suicídio (TS) é apontada como um importante fator de risco para o suicídio e constitui-se a primeira etapa para a inclusão do indivíduo nas linhas de cuidado.

Objetivo:

Avaliar a completitude do preenchimento dos formulários de registros dos casos de TS notificados no SINAN no município de Afonso Cláudio-Espírito Santo, Brasil, no período de 2014 a 2019.

Método:

Estudo descritivo com dados do Sistema de Informação de Notificação de Agravos. Adotou-se escore proposto por Romero e Cunha. Foi calculado o coeficiente não paramétrico de correlação linear de Spearman (rs).

Resultados:

Na FNI violência interpessoal/autoprovocada, as variáveis “encaminhamento” classifcou-se com completitude “ruim” e correlação positiva (rs=0,357; p=0,007); “escolaridade”, obteve resultado “ruim” na completitude e correlação não significativa (rs=-0,076; p=0,058); “possui algum tipo de deficiência/transtorno” completitude “regular” e correlação positiva (rs =0,511; p<0,001); “ocorreu outras vezes” e “suspeita de uso de álcool” denotaram grau de completitude “ruim”, com correlação positiva fraca (rs = 0,340; p =0,011) e resultado não significativo da correlação, respectivamnete. Na FI de notificação intoxicação exógena para TS, as variáveis “escolaridade”, obteve completitude “ruim”; “evolução do caso” e “classificação final”, ambas apresentaram completitude “muito ruim”, com correlação significativa decrescente para “classificação final” (rs= -0,430; p< 0,001).

Conclusão:

A análise revelou que há lacunas importantes na qualidade da informação acerca do atributo completitude.

Palavras-chave : Tentativa de suicídio; Notificação de doenças; Monitoramento epidemiológico; Sistemas de informação em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )