SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Factores protectores y de vulnerabilidad en el proceso de resiliencia en adolescentes con Diabetes Mellitus tipo 1Bem-estar Psicológico e Utilização Problemática da Internet em Adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versión impresa ISSN 1647-2160

Resumen

TEIXEIRA, Cristina et al. Comportamentos aditivos com e sem substância em adolescentes: relação com a idade e o sexo. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2022, n.28, pp.98-111.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.349.

Contexto:

O fenómeno da adição, com e sem substância, constitui um problema na adolescência pelo impacto negativo em diferentes domínios, nomeadamente na saúde mental. Assim, é fundamental que as equipas de saúde escolar conheçam a prevalência e características dos consumos aditivos dos adolescentes.

Objetivo(s):

Caracterizar o consumo aditivo com substância (tabaco, álcool e drogas) e sem substância (internet, jogos e redes sociais) em adolescentes, e relacionar os consumos entre si e com as variáveis idade e sexo.

Métodos:

Estudo transversal, descritivo-correlacional, com a aplicação de um questionário de autopreenchimento em contexto escolar, com uma amostra não probabilística constituída por 571 adolescentes.

Resultados:

O tabaco, o álcool, a internet e as redes sociais foram as adições mais prevalentes nos adolescentes. Foi encontrada associação entre o consumo de álcool e drogas ilícitas e as variáveis idade e sexo; e entre o consumo de álcool e o grupo etário. Existe correlação positiva e significativa entre o consumo de tabaco e o consumo de drogas; e correlação entre o consumo de álcool com os consumos de tabaco e drogas.

Conclusões:

Os adolescentes com consumo aditivo a uma substância apresentavam também outras adições, com ou sem substância. O presente estudo realça a necessidade de reforçar os programas de educação para a saúde na comunidade educativa com enfoque na prevenção de comportamentos aditivos com e sem substância nos adolescentes.

Palabras clave : Adolescente; Comportamento aditivo; Internet; Saúde Mental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )