SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Programa de suporte medicamentoso com pessoas dependentes de substâncias: Satisfação com os cuidados de enfermagemFollow-up da turma piloto do Programa Promotor de Saúde Mental Positiva em adolescentes - O Brilho da Mente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versión impresa ISSN 1647-2160

Resumen

GALVAO, Ana; GOMES, Maria José; PIRES, Isabel Maria  y  PINHEIRO, Marco. Satisfação laboral, bem estar e a prática de Mindfulness em profissionais de saúde. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2022, n.28, pp.157-171.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.354.

A importância atribuída à prática de mindfulness no contexto do trabalho tem vindo a destacar-se, existindo evidências que revelam os benefícios do mindfulness, relacionados com o bem-estar psicológico, repercutindo-se no aumento dos níveis de satisfação e de performance das organizações. Suportamos este estudo no modelo de dois componentes para o mindfulness: a auto regulação da atenção ao momento presente; e, a adoção de uma postura de curiosidade, abertura e aceitação para com esses eventos mentais. Avaliar a satisfação laboral, as atitudes de mindfulness e o bem-estar dos trabalhadores e a eventual relação entre estas dimensões. Estudo transversal, descritivo e correlacional, numa amostra de 272 adultos em idade ativa, dos quais 71 (26.1%) praticam atividades de meditação ou mindfulness na sua vida diária. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se um questionário online, constituído por: i. questões socioprofissionais; ii. Mindfulness Attention Awareness Scale; iii. Satisfaction With Life Scale; e, iv. The Generic Job Satisfaction Scale. Encontraram-se níveis de satisfação laboral, bem-estar e atitudes de mindfulness ligeiramente acima das suas médias teóricas, com diferenças estatisticamente significativas entre o bem-estar e o estado civil, e para o bem-estar e a satisfação no trabalho e a prática de mindfulness, com os praticantes a evidenciarem bem-estar e satisfação com o trabalho superiores. Níveis mais elevados de mindfulness promovem maior satisfação no trabalho e por sua vez saúde mental positiva e bem-estar geral. Apontamos como intervenção o programa mindfulness-based stress reduction e mindfulness-based cognitive therapy na redução do stress e aumento do bem-estar emocional.

Palabras clave : mindfulness; satisfação no trabalho; bem-estar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )