SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28Job satisfaction, wellbeing and the practice of Mindfulness in health professionalsPsychological trauma: Preliminary results of a study with nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

Print version ISSN 1647-2160

Abstract

ALVES, Sónia Patricia Teixeira da Silva; RIBEIRO, Isilda Maria Oliveira Carvalho  and  SEQUEIRA, Carlos Alberto da Cruz. Follow-up da turma piloto do Programa Promotor de Saúde Mental Positiva em adolescentes - O Brilho da Mente. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2022, n.28, pp.172-185.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.355.

Contexto:

Tendo por base os estudos do Modelo Multifatorial Teresa Lluch (1999), foi criado e validado um Programa Promotor Saúde Mental Positiva (SM+) para adolescentes e aplicado numa turma piloto. Após 3 meses do final do programa, procedeu-se ao follow-up na mesma turma, dando origem a novos dados. O trabalho integra-se Projeto Saúde Mental Positiva: CINTESIS/NursID: Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde/ Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Objetivo(s):

Avaliar o impacto do programa de SM+ em adolescentes após 3 meses do seu término, analisar a eficácia do programa SM+ na promoção da saúde mental dos adolescentes em ambiente escolar e avaliar a vulnerabilidade psicológica dos adolescentes.

Métodos:

Estudo quantitativo, observacional-descritivo e longitudinal. A amostra foi constituída por 23 alunos com idades entre os 14-16 anos, e como instrumento foi aplicado novamente Escala de Vulnerabilidade Psicológica (EVP) e o Questionário de Saúde Mental Positiva (QSM+).

Resultados:

Antes do programa o QSM+ da turma era de 94,35, após programa passou a 92,61. Após 3 meses, QSM+ passou para 91,17. Cotações baixas no QSM+ correspondem a níveis mais elevados de SMP, variando entre 39 e 156. Na EVP registou-se alterações, passando de 14,26 após o programa para 15,39 no follow-up.

Conclusões:

Apesar das diferenças observadas não terem significado estatístico, que nos permita afirmar que o Programa de SM+ teve eficácia na saúde mental dos adolescentes e na sua vulnerabilidade psicológica, foram observadas mudanças a nível comportamental, com maior interajuda entre eles, melhor comunicação e mais ativos nas atividades escolares.

Keywords : Seguimento; saúde mental; adolescentes; programa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )