SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Trauma psicológico: Resultados preliminares de um estudo com enfermeiros índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

MENDES, Liliana; RAMOS, Lino; NICOLAU, Célia  e  JOSE, Simão. Intervenções De Enfermagem Promotoras De Esperança Na Reabilitação Psicossocial Orientada Para O Recovery - Revisão Integrativa Da Literatura. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2022, n.28, pp.197-209.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.357.

Contexto:

A esperança é um sentimento essencial à vida e é um elemento impulsionador do processo de reabilitação psicossocial orientada para o Recovery (PRPOR). Importa, pois, sintetizar e integrar o conhecimento existente acerca das intervenções de enfermagem especializadas e autónomas promotoras de esperança na população em PRPOR.

Objetivo:

Identificar as intervenções de enfermagem especializadas e autónomas promotoras de esperança na população em processo de reabilitação psicossocial orientado para o Recovery.

Método:

Revisão Integrativa de acordo com os critérios do Joanna Briggs Institute. Efetuada pesquisa nas plataformas Ebscohost, Google Académico e BMC Nursing, entre outubro e dezembro de 2021 utilizando os descritores “Esperança” AND “Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica” AND “(Recovery em saúde mental” OR “Reabilitação psicossocial”).

Resultados:

Incluímos sete estudos, referentes a diversos contextos de prestação de cuidados (comunitário, hospitalar, ambulatório). Apresentamos a forma de identificar a necessidade de atenção ao foco de enfermagem “Esperança”, os diversos instrumentos de avaliação diagnóstica e as intervenções promotoras de esperança que apresentam resultados positivos.

Conclusão:

Os estudos incluídos identificam a relação terapêutica como contexto essencial para veicular as intervenções de enfermagem promotoras de esperança e o facto de os enfermeiros serem eles próprios fonte de instilação de esperança. É fundamental identificar os atributos da esperança, as emoções e experiências associadas e ter competência para formular objetivos realistas.

Palavras-chave : Esperança; Enfermagem Psiquiátrica; Recuperação da saúde mental; Reabilitação psiquiátrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )