SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Saúde mental dos estudantes de enfermagem do Instituto Politécnico de Santarém durante a pandemia de COVID-19Saúde mental dos jovens do ensino secundário da ilha da madeira: fatores de vulnerabilidade e proteção índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

GOMES, Aramid et al. Teletriagem de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica num serviço de saúde privado português. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2023, n.29, pp.22-36.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.360.

Introdução:

Teletriagem compreende a avaliação remota preliminar de sinais e sintomas e a orientação do cliente para o cuidado de saúde adequado (emergente, urgente ou não urgente). A LUZ24 abrange a vídeoconsulta e a teletriagem, sendo esta última efetuada exclusivamente por enfermeiros, integrando enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

Objetivo:

Mapear os resultados da atividade em teletriagem realizada por enfermeiros da LUZ24, no âmbito da saúde mental e psiquiátrica.

Método:

Análise documental que partiu da questão: Quais são os resultados da atividade em teletriagem, realizada por enfermeiros da LUZ24, no âmbito da saúde mental e psiquiátrica. Seguiram-se as diretrizes Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE). Estudo desenvolvido a partir da análise da base de dados de registos clínicos eletrónicos Oracle BI Publisher relativamente às teletriagens efetuadas no período entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021. A análise e tratamento dos dados foi efetuada com recurso à ferramenta do Microsoft Excel versão 2021, tendo sido utilizadas medidas de estatística descritiva para a caracterização da amostra e para os dados clínicos. A investigação foi aprovada pela Comissão de Investigação e Comissão de Ética Competente do Hospital da Luz.

Resultados:

Do total de 63396 teletriagens do âmbito geral, foram analisadas 1005 (1,59%) no âmbito da saúde mental. A amostra é predominantemente feminina (64,78%), com idade média de 50,41 anos. A teletriagem foi realizada com recurso a algoritmos de tomada de decisão, designados de protocolos. Foram utilizados 10 protocolos, sendo os três mais prevalentes: Ansiedade ou crise situacional (47,16%), Insónia (26,77%) e Doença mental (14,33%). A orientação para a consulta foi o encaminhamento mais prevalente (63.98%).

Conclusões:

A teletriagem realizada por enfermeiros peritos - treinados na avaliação clínica remota e com recurso a protocolos - possibilitou a avaliação de sintomatologia no âmbito da saúde mental e psiquiátrica e o encaminhamento dos clientes.

Palavras-chave : Telemedicina; Teletriagem; Enfermagem Psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )