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Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

RIBEIRO, Isilda et al. Saúde mental dos jovens do ensino secundário da ilha da madeira: fatores de vulnerabilidade e proteção. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2023, n.29, pp.37-47.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.361.

Introdução:

Estudo centra-se no conhecimento da literacia e da saúde mental positiva, em jovens do ensino secundário.

Objetivos: Identificar os fatores de vulnerabilidade e proteção de jovens do ensino secundário na ilha da Madeira.

Metodologia:

Investigação quantitativa, descritiva. Estudo piloto realizado na ilha da Madeira, com estudantes do ensino secundário (n=1948), idades entre 15-18 anos, mediante consentimento informado dos participantes e encarregados de educação. Colheita dados: “Questionário de Literacia e Saúde Mental Positiva”, versão Estudantes do Ensino Secundário (QSM+VEESec) (Ribeiro, Sequeira, Ferreira, Carvalho e Pires, 2018). Aplicação online entre março/junho 2021.

Resultados:

Os resultados mostram relevância entre fatores de vulnerabilidade e proteção na saúde mental. Verificou-se que 9,9% dos estudantes referiu ter alguns problemas de saúde mental; 9,3% recorreu a algum serviço de saúde devido a problema saúde mental; 29,7% referiu ter tido ou ter algum acompanhamento psiquiátrico. Dos fatores vulnerabilidade salienta-se: 42,4% não está satisfeito com seu sono; 46,1% considera não dormir horas suficientes para suas necessidades; 4,5% e 4,8%, respetivamente toma medicação regular para dormir e para algum problema saúde mental; 48,6% não pratica exercício físico regular. Dos possíveis fatores protetores, verifica-se que apresentam fracos indicadores, nomeadamente: 78,2% não participa em atividades recreativas; 43,7% não está satisfeito com sua relação afetiva e consomem substâncias (bebidas alcoólicas: 26,4% e drogas mais de três vezes por semana 3,4%).

Conclusão:

Os jovens apresentam problemas de saúde mental: ansiedade, depressão, consumos álcool, substâncias ilícitas. Destaca-se a falta de interação social, a ausência de participação em atividades recreativas e insatisfação nos relacionamentos afetivos.

Palavras-chave : Saúde Mental Positiva; Jovens; Ensino Secundário.

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