29 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

OLIVEIRA, Arleni Rosa Teixeira et al. Prática do enfermeiro na atenção primária à saúde aos cuidados de pacientes com demência. []. , 29, pp.90-101.   30--2023. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.365.

Contexto:

A demência está associada à velhice podendo ser definida como uma doença progressiva e lenta caracterizada com alterações da memória e perda das funções cognitivas. O enfermeiro deve possuir a competência para a realização do rastreio precoce em idosos na atenção primária.

Objetivo:

Analisar a prática do enfermeiro no cuidado as demências na estratégia saúde da família.

Metodologia:

Trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo analítico transversal, aplicada na atenção primária à saúde de municípios polo de Montes Claros, onde o instrumento de coleta de dados utilizado foi questionário composto por questões abertas e fechadas, como meio de conhecimento da prática dos enfermeiros no atendimento de pacientes com demência.

Resultados:

Participaram deste estudo 178 enfermeiros. Nos últimos 12 meses 57,1% dos profissionais atenderam aproximadamente entre 1 e 4 novos casos de demência na consulta de enfermagem. Entre os enfermeiros 80,3% relataram dificuldades para cuidar de pacientes com demências graves, sendo que 59,5% relataram ausência de suporte especializado.

Conclusão:

O estudo concluiu que as práticas dos enfermeiros no que diz respeito à demência é insuficiente em especial no diagnóstico precoce, necessitando assim de desenvolvimento de práticas educativas com o objetivo de qualificar os profissionais no que se refere ao manejo dessa doença.

: Demência; Atenção Primária à Saúde; Idoso; Cuidados de Enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )