SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Prática do enfermeiro na atenção primária à saúde aos cuidados de pacientes com demênciaIntervenções autónomas de enfermagem na prevenção da confusão aguda: revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

RIBEIRO, Ana et al. O relaxamento como técnica de redução da ansiedade da pessoa com doença mental: revisão integrativa da literatura. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2023, n.29, pp.102-114.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.366.

Contexto:

As perturbações da ansiedade estão entre as perturbações mentais mais prevalentes, caracterizando-se por uma resposta exagerada e desadequada a um estímulo. A probabilidade do seu aparecimento na pessoa com doença mental aumenta consideravelmente, quando comparado com a população em geral. Torna-se perentório a implementação de intervenções de âmbito psicoterapêutico que incluem a técnica de relaxamento.

Objetivo:

Sistematizar a evidência científica sobre os resultados obtidos com a utilização da técnica de relaxamento, na redução da ansiedade na pessoa com doença mental.

Métodos:

Revisão integrativa da literatura, através da pesquisa nas bases de dados eletrónicas (CINAHL e MEDLINE) realizada em junho de 2022. Sendo aplicado um conjunto de descritores e critérios de inclusão e exclusão, obteve-se uma amostra final de 7 estudos, publicados entre 2012-2022.

Resultados:

A evidência científica analisada demonstra resultados benéficos na utilização da técnica de relaxamento na redução da ansiedade e sintomas psicóticos na pessoa com doença mental, devendo ser implementada como intervenção de âmbito psicoterapêutico. Os avanços tecnológicos (realidade virtual e programas online) são um grande aliado para potencializar os seus efeitos imediatos, produzindo efeitos positivos na audição, visão e sensoriais, melhorando consideravelmente a experiência do relaxamento.

Conclusões:

Os resultados obtidos revelam que a implementação de diversos métodos de técnica de relaxamento (muscular, respiração, imaginação guiada, yoga, biofeedback, bodywareness e meditação guiada) apresentam um potencial terapêutico benéfico na redução imediata dos sinais e sintomas de ansiedade, sendo potencializado através da exposição contínua à intervenção. Contudo, os seus efeitos a longo prazo devem ser alvo de mais estudo.

Palavras-chave : Ansiedade; Doença Mental; Perturbações da Ansiedade; Saúde Mental; Técnicas de Relaxamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )