SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29O relaxamento como técnica de redução da ansiedade da pessoa com doença mental: revisão integrativa da literaturaA efetividade das equipas de hospitalização domiciliária psiquiátrica: um protocolo de revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

GOMES, Aramid; ROSINHAS, Ana; RAMOS, Sílvia  e  SAMPAIO, Francisco. Intervenções autónomas de enfermagem na prevenção da confusão aguda: revisão integrativa da literatura. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2023, n.29, pp.115-137.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.367.

Introdução:

O delirium é frequente em adultos institucionalizados, caracterizado por perturbação da consciência, diminuição da capacidade de atenção, pensamento desorganizado e com evolução num curto espaço de tempo. O delirium tem uma apresentação sintomática mais detalhada do que a confusão aguda, sendo o primeiro um diagnóstico médico e o segundo um diagnóstico de enfermagem. A confusão aguda é muitas vezes sujeita a interpretações erróneas por parte dos enfermeiros.

Objetivo:

Identificar as intervenções autónomas de enfermagem passíveis de prevenir a confusão aguda.

Métodos:

Revisão Integrativa, partindo da questão: “Quais as intervenções autónomas de enfermagem passiveis de prevenir a confusão aguda?”. Pesquisa realizada em outubro de 2020 com recurso às bases de dados: CINAHL®Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health collection: Comprehensive; Cochrane Central Register of Controlled Trials; Cochrane Database of Systematic Reviews e SciELO, com os critérios de inclusão: artigos com texto integral, entre 2015 e 2020, em português, espanhol e inglês.

Resultados:

Identificaram-se 71 resultados, dez artigos foram incluídos. A seleção foi feita por leitura do título, eliminação de duplicados, leitura de resumos e textos integrais com recurso ao Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, de acordo com os critérios de inclusão determinados. Os artigos incluídos são: duas revisões sistemáticas; quatro meta-análises; dois estudos experimentais; um estudo quasi-experimental e uma revisão da literatura.

Conclusões:

As intervenções autónomas de enfermagem enquadram-se nos dez domínios das intervenções multicomponentes, percebendo-se uma heterogeneidade de intervenções. As intervenções multicomponentes são as que melhores resultados evidenciam, quando comparadas com as intervenções isoladas.

Palavras-chave : Cuidados de Enfermagem; Confusão; Delirium.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )