SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Intervenções autónomas de enfermagem na prevenção da confusão aguda: revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

TOMAS, Margarida et al. A efetividade das equipas de hospitalização domiciliária psiquiátrica: um protocolo de revisão sistemática. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2023, n.29, pp.138-148.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.368.

Contexto:

A pessoa em crise de saúde mental pode precisar de tratamento intensivo que, em muitos países, implica um internamento psiquiátrico que pode afetar negativamente o indivíduo. Além disso, envolve o seu afastamento dos espaços quotidianos, o que implica um esforço adaptativo ao retornar à comunidade. A fim de reduzir o impacto do tratamento de uma crise de saúde mental, as Equipes de Hospitalização Domiciliária Psiquiátrica (EHDP) constituem-se como alternativa ao internamento hospitalar.

Objetivo:

Analisar e evidenciar a eficácia das EHDP na redução de dias de tratamento, recaídas e reinternamento de adultos (18-65 anos) em comparação com o tratamento usual definido como internamento hospitalar.

Métodos:

Desenvolveremos uma revisão sistemática da literatura de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) 2019 Statement. Dois autores conduzirão independentemente a inclusão de estudos, a extração de dados, a avaliação da qualidade e do risco de viés. Incluiremos estudos experimentais como ensaios clínicos randomizados, não randomizados, quase-experimentais, estudos pré e pós-teste, estudos de coorte prospetivos e retrospetivos e estudos de caso-controle envolvendo adultos em idade ativa (18-65 anos), independentemente da cultura, etnia ou diagnóstico de saúde mental.

Resultados:

Incluiremos outcomes primários como dias de tratamento, recaída (conforme definido por cada estudo) e reinternamento. Os outcomes secundários incluem a satisfação do cliente com o serviço, taxa de abandono e proporção de pacientes com eventos adversos (suicídio, automutilação ou agressão/violência).

Conclusões:

Este estudo trará evidências para determinar a necessidade de criar e incentivar a implementação de EHDP como uma resposta alternativa eficaz ao internamento psiquiátrico.

Palavras-chave : Intervenção na Crise; Hospitais Psiquiátricos; Serviços de Assistência Domiciliar; Revisão Sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )