30 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

SOARES, Andressa Rállia Aquino et al. Capacidade para o trabalho dos profissionais que assistem à COVID-19 em um hospital universitário. []. , 30, pp.5-20.   31--2023. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.370.

Objetivo:

avaliar a capacidade para o trabalho dos profissionais da saúde que assistem à covid-19 em um hospital universitário de Pernambuco.

Metodologia:

pesquisa quantitativa, transversal, exploratória e descritiva, com amostra de 77 trabalhadores. Foi aplicado o Índice de Capacidade para o Trabalho, instrumento que aborda a autopercepção do trabalhador sobre a sua própria saúde e sua capacidade para o trabalho. A soma de seus escores permitiu classificar a capacidade para o trabalho em adequada ou inadequada. Foram descritos o perfil sociodemográfico e ocupacional calculando a frequência absoluta e relativa. Também se realizou análise descritiva do índice de capacidade para o trabalho, calculando a média, mediana, moda e desvio padrão, através do Epi info 7.0.

Resultados:

O perfil da amostra foi constituído por 81,8% trabalhadores da saúde do sexo feminino; 48% estão na faixa etária dos 35 a 45 anos de idade. A capacidade para o trabalho esteve inadequada em 44,2% dos pesquisados.

Conclusões:

as médias da capacidade para o trabalho foram bastante próximas e de maneira geral a capacidade para o trabalho desses profissionais precisa ser melhorada. Por se tratar de dados mutáveis, há necessidade da aplicação desse instrumento nas organizações periodicamente para subsidiar as tomadas de decisões.

: Pandemia; Condições de Trabalho; COVID-19; Saúde do Trabalhador.

        · |     · |     · ( pdf )