SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Capacidade para o trabalho dos profissionais que assistem à COVID-19 em um hospital universitárioAvaliação emocional e cognitiva em grupos de idosos diferenciando a prescrição social índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

PANINHO, Catarina Maria Costa Santos; SILVA, Cláudia do Carmo Guerreiro da  e  RAMOS, Lino Alexandre Andrade Martins dos. Principais Dificuldades dos Cuidadores Informais da Pessoa com Doença Mental Grave. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2023, n.30, pp.21-38.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.371.

Contexto:

O processo de desinstitucionalização da pessoa com doença mental grave, trouxe uma nova realidade ao exigir uma adaptação das famílias, perante a necessidade dos seus membros assumirem o papel de cuidadores informais.

Objetivo:

Identificar as dificuldades dos cuidadores informais da pessoa com doença mental grave.

Metodologia:

Realizou-se um estudo descritivo transversal de base quantitativa. Foi constituída uma amostra probabilística aleatória simples de 27 cuidadores informais da pessoa adulta com doença mental grave, acompanhada na consulta externa de psiquiatria dum hospital da região Sul de Portugal. Como instrumento de colheita de dados foi aplicado o Índice de Avaliação das Dificuldades do Cuidador (CADI) e um questionário de caraterização sociodemográfica do cuidador informal.

Resultados:

Relativamente às características sociodemográficas dos participantes apurou-se que estas estão de acordo com o perfil que caracteriza os cuidadores informais em Portugal. Da aplicação do CADI, resulta que os fatores em que se verificaram mais dificuldades relacionadas com o cuidar foram os fatores relacionados com a falta de apoio familiar, com problemas financeiros, seguindo-se as reações à prestação de cuidados e a falta de apoio profissional.

Conclusões:

A função de cuidar causa dificuldades ao cuidador, que se vê perante um contexto diferente do habitual e a ter de desempenhar um novo papel. Assim, constatamos que os cuidadores familiares constituem um grupo com necessidades e dificuldades especificas, perante as quais o Enfermeiro Especialista Enfermagem Saúde Mental e Psiquiátrica tem um papel fundamental em termos de intervenção, na capacitação e empoderamento de quem cuida.

Palavras-chave : Cuidador Familiar; Doença Mental; Enfermagem Psiquiátrica; Desgaste do Cuidador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )