30 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

SANTOS, Edilson Lima dos; BEGNINI, Marciele    PRIGOL, Adrieli Carla. Implicações da síndrome de burnout na saúde mental dos enfermeiros da atenção primária à saúde. []. , 30, pp.66-82.   31--2023. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.374.

Objetivo:

Identificar a sobrecarga de trabalho dos enfermeiros da atenção primária em saúde e suas implicações para saúde mental.

Método:

Trata-se e uma revisão bibliográfica do tipo revisão integrativa, a partir de publicações científicas indexadas, por meio das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e na National Center for Biotechnology Information (Pubmed), publicados no período de 2017 a 2022.

Resultados:

Foram utilizados 07 artigos na revisão, os quais respondiam à pergunta de pesquisa. diante dos estudos analisados, identificou-se que os enfermeiros da atenção primária em saúde, apresentam multitarefas, seja assistencial, gerencial e de ensino, o que ocasiona uma sobrecarga de trabalho, levando-os a altos níveis de estresse, ansiedade e angústia, o que acarreta a uma sobrecarga emocional.

Conclusão:

O enfermeiro da atenção primária em saúde tem multitarefas o que acarreta uma sobrecarga de trabalho, levando a um desgaste emocional com efeitos negativos, o que interfere diretamente na sua produtividade e na assistência prestada ao paciente.

: Esgotamento Profissional; Enfermeiros; Atenção Primária à Saúde.

        · |     · |     · ( pdf )