SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Agrocombustíveis e Agricultura Familiar no Brasil: Conflitos e contradições no alcance da meta social do programa do biodiesel do Piauí índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


SOCIOLOGIA ON LINE

versión On-line ISSN 1647-3337

Resumen

CHAVES, Henrique; PONTES, Bruna França de  y  RUNKEL, Maria Cardoso. Bicicletas, Comunicação Social e Democracia nas Cidades: Entrevista a Renata Falzoni. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2020, n.23, pp.117-132.  Epub 11-Ene-2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2020.23.6.

Renata Falzoni tem 66 anos, é arquiteta, urbanista, documentarista, jornalista (bike e videorrepórter) e há décadas que anda de bicicleta. Não se limitando a mover-se sobre rodas, Renata é cicloativista e uma das pioneiras na valorização e defesa do uso da bicicleta como meio de transporte no Brasil. O seu documentário “O Elo Perdido - O Brasil que Pedala” foi projetado na segunda edição do Urban Audiovisual Festival1 (UAF) que decorreu entre os dias 28 e 30 de Junho de 2019 na Biblioteca de Marvila (Lisboa); na sequência desta projecção foi possível fazer esta entrevista, no dia 1 de Julho de 2019.

A bicicleta foi o fio condutor da entrevista. A partir dela, falamos de temas tais como cidade, espaço público, comunicação social, democracia, género, desportos, classes sociais; e com ela descortinamos o palco e entramos nestes bastidores. Tal só é possível devido à extensa e diversa atividade que Renata desenvolveu a partir da - e com a - bicicleta, nomeadamente a sua atividade em órgãos de comunicação social desportivos, a sua atividade política e ativista pela mobilidade urbana suave e, mais recentemente, a realização de documentários e a direção da sua plataforma online “Bike é Legal2". Esta entrevista permite, por isso, abordar um conjunto de questões caras à discussão sociológica. Ressalta-se o papel do discurso mediático na reprodução de lógicas sociais; a questão das políticas públicas em contexto urbano brasileiro; o papel das novas plataformas de comunicação online; a bicicleta como bem de consumo que pode ser entendido como acessível e democrático; e os desafios das cidades brasileiras em tempos de ataques à democracia.

A partir desta entrevista podemos fazer um exercício de reflexão sobre o viver a cidade, agregando a esta discussão novas propostas de pensar e construir um espaço urbano mais sustentável, democrático e para todos.

Palabras clave : Brasil; género; média alternativa; mobilidade urbana..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )