SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Políticas Culturais e Infraestrutura de Pesquisa e Informação: O Caso PortuguêsVida de Refugiado, Vida de Estranho: A Experiência Angolana no Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


SOCIOLOGIA ON LINE

versión On-line ISSN 1647-3337

Resumen

SOUZA, Luís Antônio Francisco de; SERRA, Carlos Henrique Aguiar; SUAREZ, Marcial A. Garcia  y  ROMERO, Gabriel de Sousa. A Letalidade em Ações Policiais: Uma Revisão do Debate a Partir da Análise Comparativa Entre as Polícias dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2020, n.24, pp.85-101.  Epub 18-Ene-2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2020.24.4.

A persistência de altos níveis de letalidade em ações da polícia constitui um dos grandes desafios da democracia no Brasil contemporâneo. Desde o processo de redemocratização, nos anos 1980 a 1990, a letalidade e a violência policiais têm se colocado no cerne do debate em torno da segurança pública. Iniciativas de controle surgiram nas duas últimas décadas. Estudos mostraram as múltiplas faces e dimensões do problema, mas políticas efetivas de controle da violência policial não foram implantadas até o presente momento. O presente artigo propõe uma análise comparada da letalidade policial a partir da experiência das polícias dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e explorando a influência desta letalidade sobre a taxa de homicídios. Por fim, propomos um debate por meio de uma revisão dos estudos sobre o tema, sinalizamos possibilidades de compreensão da persistência da violência policial, bem como perspectivas em torno do seu controle.

Palabras clave : letalidade; violência policial; Rio de Janeiro; São Paulo..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )