SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25SUBCULTURAL EVENTS AND THE CITY: STRATEGY FOR THE SYMBOLIC ECONOMY OR AN INTEGRATOR OF AN ALTERNATIVE CULTURE? THE CASE OF THE GOTHIC “ENTREMURALHAS” FESTIVAL IN LEIRIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


SOCIOLOGIA ON LINE

On-line version ISSN 1647-3337

Abstract

CASTRO, Marco Vinicius de  and  FRAGA, Paulo Cesar Pontes. REDES DE USUÁRIOS-CULTIVADORES DE CANNABIS NO BRASIL. MÓBEIS MORAIS E RELAÇÕES SOCIAIS. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2021, n.25, pp.86-107.  Epub Feb 08, 2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2021.25.4.

Este artigo parte do objetivo de estudar atores que cultivam a própria maconha para uso social-recreativo e, a partir disso, verificar a hipótese se suas ações, interações e associações suscitam efeitos morais. A partir de um trabalho de campo realizado em uma cidade do interior do Brasil e baseado no método etnográfico entre usuários que cultivam a própria maconha, observa-se que tais atores firmam uma vida moral de gênero único e configuram redes morais e relações sociais através de suas práticas. Logo, o plantio caseiro da própria maconha é considerado como uma fonte de relações morais sui generis, assim como um sentimento moral legítimo de libertação em relação às repressões formais e informais que esses atores sofrem.

Keywords : moralidade; atores; cultivadores; cannabis..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )