SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25EVENTOS SUBCULTURAIS E A CIDADE ESTRATÉGIA PARA A ECONOMIA SIMBÓLICA OU MEIO INTEGRADOR DE UMA CULTURA ALTERNATIVA? O CASO DO FESTIVAL GÓTICO “ENTREMURALHAS” EM LEIRIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


SOCIOLOGIA ON LINE

versión On-line ISSN 1647-3337

Resumen

CASTRO, Marco Vinicius de  y  FRAGA, Paulo Cesar Pontes. REDES DE USUÁRIOS-CULTIVADORES DE CANNABIS NO BRASIL. MÓBEIS MORAIS E RELAÇÕES SOCIAIS. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2021, n.25, pp.86-107.  Epub 08-Feb-2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2021.25.4.

Este artigo parte do objetivo de estudar atores que cultivam a própria maconha para uso social-recreativo e, a partir disso, verificar a hipótese se suas ações, interações e associações suscitam efeitos morais. A partir de um trabalho de campo realizado em uma cidade do interior do Brasil e baseado no método etnográfico entre usuários que cultivam a própria maconha, observa-se que tais atores firmam uma vida moral de gênero único e configuram redes morais e relações sociais através de suas práticas. Logo, o plantio caseiro da própria maconha é considerado como uma fonte de relações morais sui generis, assim como um sentimento moral legítimo de libertação em relação às repressões formais e informais que esses atores sofrem.

Palabras clave : moralidade; atores; cultivadores; cannabis..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )