SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26A crise da pandemia da COVID-19 desnuda o racismo estrutural no BrasilHábitos e Práticas Alimentares na Sociedade Portuguesa. Mudanças e reconfigurações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


SOCIOLOGIA ON LINE

versión On-line ISSN 1647-3337

Resumen

OLIVEIRA, Marcos Marques de. Visões do Inferno. A sociabilidade do "homem comum" brasileiro em Florestan Fernandes e Maria Sylvia de Carvalho Franco. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2021, n.26, pp.33-55.  Epub 04-Dic-2021. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2021.26.2.

Este estudo debruça-se sobre duas das mais importantes obras da chamada Escola Paulista de Sociologia, promotora de um elenco de indagações teóricas e investigações empíricas fundamentais na ciência social brasileira. Uma escola que se caracterizou pela constituição de uma sociologia enraizada nas singularidades históricas, sociais e culturais brasileiras, buscando o entendimento das condições específicas desta sociedade internamente marcada por ritmos desiguais de desenvolvimento, enfatizando a necessidade de uma compreensão mais efetiva, densa e profunda de seus diversos agentes - com destaque dos contingentes populacionais que mais sofreram com os nossos históricos processos de socialização e conformação ao modo de produção capitalista, ainda hoje hegemônico. Para cumprir este objetivo é que selecionamos, para uma análise sócio-histórica comparativa, as seguintes contribuições: A integração do negro na sociedade de classes, de Florestan Fernandes (2008a; 2008b); e Homens livres na ordem escravocrata, de Maria Sylvia de Carvalho Franco (1997).

Palabras clave : pensamento social brasileiro; Escola Paulista de Sociologia; Florestan Fernandes; Maria Sylvia de Carvalho Franco.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )