SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Visões do Inferno. A sociabilidade do "homem comum" brasileiro em Florestan Fernandes e Maria Sylvia de Carvalho FrancoOu ausência de liberdade ou morte? Uma genealogia do discurso “liberdade ou sobrevivência” índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


SOCIOLOGIA ON LINE

versão On-line ISSN 1647-3337

Resumo

BRANCO, Luís Carlos S.. Hábitos e Práticas Alimentares na Sociedade Portuguesa. Mudanças e reconfigurações. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2021, n.26, pp.56-81.  Epub 04-Dez-2021. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2021.26.3.

Este artigo dará conta, de modo panorâmico, das dinâmicas e reconfigurações dos hábitos e práticas alimentares dos portugueses, procurando assinalar os contrastes mais significativos entre o Estado Novo e as décadas seguintes, até à contemporaneidade. Para isso, utilizaram-se estudos de índole diversa, integrando-os e unificando-os. Fez-se uma seleção e revisão de literatura, analisando-se e confrontando-se, no texto, os seguintes tópicos: a institucionalização da segurança alimentar, a masculinização do espaço culinário, a alimentação como metáfora identitária e reificação de estatuto social, a gastronomia memorialística, o crescimento da cozinha de origem étnica, entre outros. Em resumo, podemos concluir que houve mudanças muito positivas se compararmos as práticas e hábitos alimentares durante a vigência da ditadura do Estado Novo (1933-1974), onde a pobreza e a falta de alimentos eram problemas preocupantes, com a abundância e variedade do Regime Democrático (1975-2021). Estas mudanças sinalizam também as grandes reconfigurações sociais, entretanto, ocorridas. Porém, existem agora problemas muito sérios, como, por exemplo, o distanciamento do padrão alimentar tradicional português, referente à saudável Dieta Mediterrânica, entre outros.

Palavras-chave : hábitos e práticas alimentares; sociedade portuguesa; Estado Novo; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )