SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28NAS MARGENS DA SOCIEDADE EDUCATIVA: PERFIS SOCIAIS, PRÁTICAS E ATITUDES PERANTE A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA EM PORTUGAL DOS ADULTOS QUE NÃO PARTICIPAM EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


SOCIOLOGIA ON LINE

versão On-line ISSN 1647-3337

Resumo

CLEMENTE, Mara. A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DE COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS EM PORTUGAL: O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2022, n.28, pp.11-34.  Epub 27-Jul-2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.28.1.

O artigo analisa o papel das organizações não governamentais (ONG) na construção do campo de combate ao tráfico de pessoas, isto é, na conceituação do tráfico e das suas vítimas e na elaboração de políticas e práticas para o combater. Mobilizando entrevistas, observação e investigação documental e adotando uma perspetiva histórica, o artigo incide na análise da experiência portuguesa. O artigo argumenta que, em contextos caracterizados por um alto nível de institucionalização do campo de combate ao tráfico e por uma fragilidade estrutural da sociedade civil organizada, as ONG envolvidas no processo de terceirização dos serviços antitráfico não interpelam as políticas e as práticas do combate ao tráfico - incluindo a controversa abordagem securitária, focada na persecução dos traficantes, que caracteriza o combate ao tráfico. Tais práticas incluem o silenciamento de qualquer debate sobre a prostituição, pelo menos no aparelho de combate ao tráfico.

Palavras-chave : tráfico de pessoas; ONG; estudos críticos do tráfico; Portugal..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )