SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28AT THE EDUCATION SOCIETY’S MARGINS: SOCIAL PROFILES, PRACTICES, AND ATTITUDES TOWARDS LIFELONG LEARNING IN PORTUGAL FROM ADULTS WHO DIDN’T PARTICIPATE IN TRAINING AND EDUCATION ACTIVITIESTRANSDISCIPLINARITY AND POSTNORMAL SCIENCE: THE EMERGENCE OF A POST-KUHNIAN PARADIGM? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


SOCIOLOGIA ON LINE

On-line version ISSN 1647-3337

Abstract

SILVA, Manuel Carlos. A SOCIOLOGIA COMO ÁREA DISCIPLINAR E DE ENSINO EM PORTUGAL. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2022, n.28, pp.69-96.  Epub July 27, 2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.28.3.

Partindo de uma breve síntese analítica sobre a influência da Sociologia em Portugal, presente nas esferas académica, estudantil, laboral e política, discute-se neste texto o gradual processo de implementação da Sociologia enquanto área disciplinar e de ensino em cursos de graduação e pós-graduação em Sociologia, sendo relevado como bem-sucedido este processo de institucionalização em Institutos Politécnicos e sobretudo Universidades. Por fim, sustenta-se, em contrapartida, que a Sociologia tem sido paradoxalmente relegada para um papel insignificante no ensino básico e secundário, quando tal, como disciplina transversal em torno de tópicos como sociedade, cultura e política, deveria constituir um imperativo de formação científica e cidadania dos/as jovens.

Keywords : Sociologia; ensino superior; ensino secundário; Portugal..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )