SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28NAS MARGENS DA SOCIEDADE EDUCATIVA: PERFIS SOCIAIS, PRÁTICAS E ATITUDES PERANTE A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA EM PORTUGAL DOS ADULTOS QUE NÃO PARTICIPAM EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃOTRANSDISCIPLINARIDADE E CIÊNCIA PÓS-NORMAL: A EMERGÊNCIA DE UM PARADIGMA PÓS-KUHNIANO? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


SOCIOLOGIA ON LINE

versão On-line ISSN 1647-3337

Resumo

SILVA, Manuel Carlos. A SOCIOLOGIA COMO ÁREA DISCIPLINAR E DE ENSINO EM PORTUGAL. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2022, n.28, pp.69-96.  Epub 27-Jul-2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.28.3.

Partindo de uma breve síntese analítica sobre a influência da Sociologia em Portugal, presente nas esferas académica, estudantil, laboral e política, discute-se neste texto o gradual processo de implementação da Sociologia enquanto área disciplinar e de ensino em cursos de graduação e pós-graduação em Sociologia, sendo relevado como bem-sucedido este processo de institucionalização em Institutos Politécnicos e sobretudo Universidades. Por fim, sustenta-se, em contrapartida, que a Sociologia tem sido paradoxalmente relegada para um papel insignificante no ensino básico e secundário, quando tal, como disciplina transversal em torno de tópicos como sociedade, cultura e política, deveria constituir um imperativo de formação científica e cidadania dos/as jovens.

Palavras-chave : Sociologia; ensino superior; ensino secundário; Portugal..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )