SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29A IMPORTÂNCIA DA INTERNET PARA OS ADULTOS MAIS VELHOS QUE VIVEM SÓS. UM ESTUDO SOBRE OS PAÍSES DO SUL DA EUROPAPLÁGIO NO ENSINO SUPERIOR. MENSURAR O QUE OS ALUNOS FAZEM, SABEM E JULGAM SABER índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


SOCIOLOGIA ON LINE

versão On-line ISSN 1647-3337

Resumo

SILVA, Sara Franco da et al. REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DA AGENDA 2030 DA ONU. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2022, n.29, pp.54-89.  Epub 19-Dez-2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.3.

As desigualdades sociais ocupam um lugar central nas discussões científicas, políticas e internacionais acerca do desenvolvimento humano. Em setembro de 2015, as Nações Unidas adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, na qual a problemática das desigualdades constitui uma preocupação transversal. Tendo como foco o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 (Meta 10.2), procuramos entender em que medida o European Social Survey (2016) se configura como uma solução adequada para a análise das desigualdades sociais no âmbito do desenvolvimento sustentável. Face à urgência de definir um sistema de indicadores robusto que permita a monitorização do progresso dos países face ao cumprimento dos ODS, propomo-nos a operacionalizar um conjunto de indicadores que, indo mais longe do que os indicadores já propostos pela ONU e pelo Eurostat, permitam compreender como diferentes níveis de inclusão social, económica e política são influenciados por desigualdades sociais nos diferentes países europeus.

Palavras-chave : desigualdades sociais; inclusão; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; análise multidimensional..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )