SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29REDUCING INEQUALITIES IN THE FRAMEWORK OF THE UN 2030 AGENDADARK TOURISM AND THE CHALLENGE OF MEMORY PRESERVATION. AN APPROACH TO THE PENICHE FORTRESS CONSERVATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


SOCIOLOGIA ON LINE

On-line version ISSN 1647-3337

Abstract

MORAIS, César et al. PLÁGIO NO ENSINO SUPERIOR. MENSURAR O QUE OS ALUNOS FAZEM, SABEM E JULGAM SABER. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2022, n.29, pp.90-108.  Epub Dec 19, 2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4.

A investigação sobre o plágio entre alunos do ensino superior tem comprovado que esta prática, além de assumir diversas formas, tanto pode resultar de um ato intencional revelador de falta de honestidade, como de uma ação não intencional decorrente de desconhecimentos acerca do plágio e das normas a cumprir para o evitar. Este carácter plural e não intencional do plágio coloca atualmente desafios à investigação, quer fundamental, quer aplicada, raras vezes explorados no caso português. Este artigo debruça-se sobre a discussão metodológica em curso acerca da mensuração da incidência do plágio no ensino superior, trazendo à colação dados recentes sobre estudantes portugueses e refletindo sobre os prolongamentos dessa discussão na prevenção desta prática fraudulenta. Verifica-se que a combinação de distintos indicadores permite mensurar de forma mais holística a incidência do plágio e que a sua prevenção carece de maior aposta em formação sobre uma correta utilização e creditação de fontes.

Keywords : plágio; estudantes do ensino superior; práticas; perceções..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )