SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DA AGENDA 2030 DA ONUO DARK TOURISM E O DESAFIO À PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA. UMA ABORDAGEM À MUSEALIZAÇÃO DA FORTALEZA DE PENICHE índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


SOCIOLOGIA ON LINE

versão On-line ISSN 1647-3337

Resumo

MORAIS, César et al. PLÁGIO NO ENSINO SUPERIOR. MENSURAR O QUE OS ALUNOS FAZEM, SABEM E JULGAM SABER. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2022, n.29, pp.90-108.  Epub 19-Dez-2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4.

A investigação sobre o plágio entre alunos do ensino superior tem comprovado que esta prática, além de assumir diversas formas, tanto pode resultar de um ato intencional revelador de falta de honestidade, como de uma ação não intencional decorrente de desconhecimentos acerca do plágio e das normas a cumprir para o evitar. Este carácter plural e não intencional do plágio coloca atualmente desafios à investigação, quer fundamental, quer aplicada, raras vezes explorados no caso português. Este artigo debruça-se sobre a discussão metodológica em curso acerca da mensuração da incidência do plágio no ensino superior, trazendo à colação dados recentes sobre estudantes portugueses e refletindo sobre os prolongamentos dessa discussão na prevenção desta prática fraudulenta. Verifica-se que a combinação de distintos indicadores permite mensurar de forma mais holística a incidência do plágio e que a sua prevenção carece de maior aposta em formação sobre uma correta utilização e creditação de fontes.

Palavras-chave : plágio; estudantes do ensino superior; práticas; perceções..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )