SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29PLÁGIO NO ENSINO SUPERIOR. MENSURAR O QUE OS ALUNOS FAZEM, SABEM E JULGAM SABER índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


SOCIOLOGIA ON LINE

versão On-line ISSN 1647-3337

Resumo

RIBEIRO, Catarina. O DARK TOURISM E O DESAFIO À PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA. UMA ABORDAGEM À MUSEALIZAÇÃO DA FORTALEZA DE PENICHE. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2022, n.29, pp.109-132.  Epub 19-Dez-2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.5.

Nos últimos 20 anos, uma das matérias que tem sido aprofundada pela Sociologia do Turismo é o dark tourism, dinâmica turística assente na visita a lugares marcados, nomeadamente, pelo sofrimento. Pretende-se com este artigo dar um contributo para a compreensão desta prática em Portugal, a partir de uma pesquisa exploratória sobre a preservação da Fortaleza de Peniche, que albergou uma prisão política do Estado Novo. A reflexão parte da articulação entre o quadro teórico, que explora várias abordagens ao conceito de dark tourism, sua amplitude e fragilidades, com o trabalho de campo desenvolvido na Fortaleza de Peniche, através de uma entrevista com a diretora do espaço, observação não participante e análise documental. Como resultado, apresenta-se uma visão do que se pretende que seja este lugar em construção, nomeadamente a estratégia de interpretação que tem sido pensada, essencial para o momento de encontro entre visitantes e passado.

Palavras-chave : dark tourism; experiência turística; memória; Fortaleza de Peniche..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )