SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31DECRESCIMENTO E CUIDADO NAS PRÁTICAS DAS INICIATIVAS LOCAISORGANIZAÇÃO, TRABALHO E VOLUNTARIADO NOS FESTIVAIS DE CINEMA: ANÁLISE DE DOIS CASOS PORTUGUESES índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


SOCIOLOGIA ON LINE

versão On-line ISSN 1647-3337

Resumo

LOBO, Natália Santos; TELLES, Liliam  e  HILLENKAMP, Isabelle. ECONOMIAS ALTERNATIVAS, ULTRALIBERALISMO E PANDEMIA: MULHERES NA AGROECOLOGIA NO BRASIL. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2023, n.31, pp.59-75.  Epub 27-Jul-2023. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2023.31.4.

A orientação ultraliberal e autoritária dos governos brasileiros desde 2016 implicaram o desmonte das políticas públicas de apoio às economias alternativas e colocaram suas e seus sujeitos num cenário de crise, aprofundado com a pandemia de COVID-19. Este artigo visa contribuir, desde uma perspectiva feminista, para a reflexão sobre o significado desse momento na trajetória da agroecologia, como parte das economias alternativas no Brasil. Baseia-se numa pesquisa com organizações de agricultoras agroecológicas conduzida em 2020 em duas regiões do país, por meio de entrevistas realizadas presencial e virtualmente. Propõe um marco conceitual das economias alternativas, articulando democracia, espaços públicos, solidariedade, pluralidade econômica e gênero. Evidencia os efeitos conflitantes do protagonismo feminino na agroecologia, entre construção de mercados solidários, aumento da produção e ganho de autonomia, por um lado, e reprodução da divisão sexual do trabalho e sobrecarga de trabalho, por outro.

Palavras-chave : agroecologia; gênero; COVID-19; Brasil..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )