SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Fratrias e Intimidade(S): Coabitação e Práticas Familiares na Construção das Relações entre Irmãs e Irmãos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


SOCIOLOGIA ON LINE

versão On-line ISSN 1647-3337

Resumo

BALAO, Ana  e  SARAGOCA, José. A Prospetiva Estratégica Enquanto Instrumento de Apoio para o Desenvolvimento de Novas Dinâmicas Territoriais: um Estudo de Caso sobre Relações de Cooperação entre Municípios. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2023, n.32, pp.112-137.  Epub 07-Dez-2023. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2023.32.5.

Este texto considera o território como um espaço em permanente transformação, originada pela ação dos diferentes atores e pelas interações que mantém entre si e com outros, num sistema aberto, e assume a metodologia prospetiva como uma abordagem útil para compreender o jogo de atores de um determinado sistema, capaz de contribuir para a construção coletiva de uma visão de futuro. Apresenta-se e discute-se um “estudo de caso”, onde o uso da prospetiva estratégica se evidencia enquanto metodologia útil à tomada de decisão de atores municipais, no quadro da sua cooperação, evidenciando as componentes e os fatores condicionadores dessas relações em diferentes tempos de ação. Em termos metodológicos, apresenta-se a análise estratégica de atores, operacionalizada através do método MACTOR (Método Actores, Objetivos; Relações de força), identificando-se, assim, os jogos e as relações de força entre os atores no âmbito do sistema de relações municipais do território em análise. Os resultados evidenciam os fatores-chave do sistema de cooperação do Alto Alentejo, que os atores podem considerar para responder aos desafios colocados pelos novos modelos de políticas públicas, nomeadamente a necessidade de empreender ações multinível, multisetorial e multiescalar para a mudança desejada, salientando-se o papel das autoridades centralizadas de cooperação, nomeadamente, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo ou Entidade Regional de Turismo do Alentejo, neste contexto.

Palavras-chave : prospetiva estratégica; desenvolvimento territorial; políticas públicas; cooperação intermunicipal..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )