SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Os adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal: trajetórias, contextos e a relação com a aprendizagem ao longo da vidaPROCESSOS DE TRANSNACIONALISMO NOS EMPRESÁRIOS NEPALESES EM LISBOA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


SOCIOLOGIA ON LINE

versão On-line ISSN 1647-3337

Resumo

COSTA, Pedro Rodrigues  e  CAPOANO, Edson. Adaptação do questionário dos fundamentos morais ao tema do ambiente. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2023, n.33, pp.34-50.  Epub 06-Mar-2024. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2023.33.2.

Este estudo teve como objetivo avaliar a validade de uma versão adaptada ao tema do ambiente do Questionário de Fundamentos Morais (QFM), e que assenta em cinco fundamentos morais na sua polaridade: dano/cuidado, justiça/reciprocidade, pertença/lealdade, autoridade/respeito e pureza/santidade. Um total de 179 pessoas participaram em todas as fases do processo. A partir da versão em português do Questionário de Fundamentos Morais (Silvino et al., 2016), e tendo também em consideração o Questionário do Observatório do Consumo Consciente (QOCC), de Loureiro et al. (2017), fez-se uma análise da adequação, para a língua portuguesa e para o tema do ambiente, assente em análises fatoriais. Concluiu-se que uma tipologia assente em dois fatores é a melhor forma de analisar o QFM. Um fator mais da ordem do individual e um segundo mais da ordem da coesão, o que está de acordo com a Teoria dos Fundamentos Morais (TFM) pois agrupa os fundamentos “dano” e “justiça” em relação aos restantes. Encontramos validade nos fundamentos de coesão e concluímos que o instrumento faz a distinção entre os padrões de moral individualizante e de ligação. Dano e cuidado surgem como os mais influentes e a sua carga fatorial corrobora a versão inglesa e original.

Palavras-chave : moral; teoria dos fundamentos morais; ambiente; análise fatorial..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )