96Les Formations Crétacées de l’Algarve OrientalContrôle paléogéographique de la sédimentation argileuse du Jurassique du bassin atlasique d’Essaouira (haut atlas occidental, Maroc) 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Comunicações Geológicas

 ISSN 1647-581X

DIAS, Rúben    PAIS, João. Homogeneização da Cartografia Geológica do Cenozóico da Área Metropolitana de Lisboa (AML). []. , 96, pp.39-50. ISSN 1647-581X.

Neste trabalho procura identificar-se alguns dos problemas relacionados com a cartografia do Cenozóico da Área Metropolitana de Lisboa (AML) na sequência do protocolo de colaboração entre a Junta Metropolitana de Lisboa, Instituto Geológico e Mineiro e a Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa destinado a enquadrar o desenvolvimento da Cartografia Geológica na AML. A região da AML integra-se na Bacia do Baixo Tejo, que se estende, com direcção aproximadamente NE-SW, desde o litoral ocidental (Península de Setúbal), até à área de Placência, em Espanha. Este protocolo, que teve como principal objectivo a revisão e actualização da cartografia geológica de base e produção de cartografia geológica temática para a região da AML, permitiu que se efectuasse a normalização e homogeneização das unidades litostratigráficas representadas na carta geológica, estabelecer correlações entre elas (Tabela I) e a elaboração de mapas de conjunto a várias escalas.

: Cartografia geológica; Cenozóico; Bacia do Baixo Tejo; Área Metropolitana de Lisboa; Portugal.

        ·     · |     · ( pdf )