SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número96Les Formations Crétacées de l’Algarve OrientalContrôle paléogéographique de la sédimentation argileuse du Jurassique du bassin atlasique d’Essaouira (haut atlas occidental, Maroc) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comunicações Geológicas

versão impressa ISSN 1647-581X

Resumo

DIAS, Rúben  e  PAIS, João. Homogeneização da Cartografia Geológica do Cenozóico da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Comunicações Geológicas [online]. 2009, n.96, pp.39-50. ISSN 1647-581X.

Neste trabalho procura identificar-se alguns dos problemas relacionados com a cartografia do Cenozóico da Área Metropolitana de Lisboa (AML) na sequência do protocolo de colaboração entre a Junta Metropolitana de Lisboa, Instituto Geológico e Mineiro e a Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa destinado a enquadrar o desenvolvimento da Cartografia Geológica na AML. A região da AML integra-se na Bacia do Baixo Tejo, que se estende, com direcção aproximadamente NE-SW, desde o litoral ocidental (Península de Setúbal), até à área de Placência, em Espanha. Este protocolo, que teve como principal objectivo a revisão e actualização da cartografia geológica de base e produção de cartografia geológica temática para a região da AML, permitiu que se efectuasse a normalização e homogeneização das unidades litostratigráficas representadas na carta geológica, estabelecer correlações entre elas (Tabela I) e a elaboração de mapas de conjunto a várias escalas.

Palavras-chave : Cartografia geológica; Cenozóico; Bacia do Baixo Tejo; Área Metropolitana de Lisboa; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )