SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número96Método combinado de observação em microscópia óptica e electrónica de varrimento para estudo de palinomorfos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comunicações Geológicas

versão impressa ISSN 1647-581X

Resumo

MOTA, T. S.. “Os olhos da Geologia”, o discurso dos engenheiros e o saber dos geólogos: o início da utilização de métodos geofísicos na prospecção de recursos minerais em Portugal. Comunicações Geológicas [online]. 2009, n.96, pp.129-142. ISSN 1647-581X.

No início do século XX, e em especial após a morte de Nery Delgado, os Serviços Geológicos de Portugal (SGP) tinham dificuldades em desenvolver uma actividade geológica consistente e significativa. Tal circunstância influenciou, em parte, a difícil situação atravessada pelo sector mineiro português. Na tentativa de inverter este estado de coisas, o Estado Novo criou, em 1939, o Serviço de Fomento Mineiro (SFM). Na década de 1940, os engenheiros de minas do SFM defenderam a utilização de métodos geofísicos na prospecção de depósitos minerais. Depois de ter adquirido à Suécia uma aparelhagem sísmica, o SFM desenvolveu trabalhos de prospecção na região do vale diapírico das Caldas da Rainha. Esse trabalho foi acompanhado pelo geólogo dos SGP, Georges Zbyszewski (1909-1999). A tese defendida no presente trabalho é a de que a actividade desenvolvida por Zbyszewski, conjugada com outros factores, intrínsecos e extrínsecos aos SGP, terá contribuído para alterar o estatuto dos geólogos e da Geologia em Portugal, com destaque para a situação nos próprios SGP.

Palavras-chave : Serviços Geológicos de Portugal; Serviço de Fomento Mineiro; Georges Zbyszewski; métodos geofísicos; engenheiros; geólogos; ethos científico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )