SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número97Espeleotemas de Cavernas GraníticasGeoquímica de asbestos anfibólicos do nordeste de Portugal e sua utilização na monitorização do impacte ambiental resultante da exploração de pedreiras e minas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Comunicações Geológicas

versión impresa ISSN 1647-581X

Resumen

JAQUES, Luís; BOBOS, Iuliu  y  NORONHA, Fernando. Estudo dos fluidos associados com a epissienitização de granitos biotíticos do Gerês e da Guarda (Portugal). Comunicações Geológicas [online]. 2010, n.97, pp.81-98. ISSN 1647-581X.

Em rochas graníticas das regiões do Gerês e da Guarda, ocorrem estruturas alteradas com enrubescimento, comummente designadas de “epissienitos”. O processo de alteração hidrotermal que lhes deu origem envolveu metassomatismo alcalino, dissolução do quartzo magmático e a transformação dos minerais primários presentes nas rochas graníticas. Os fluidos hidrotermais directamente associados com o processo de epissienitização, ficaram aprisionados em microfracturas no quartzo - Planos de Inclusões Fluidas (PIF), com orientações idênticas às das estruturas onde ocorrem as rochas alteradas. Trata-se de fluidos aquosos de baixa salinidade do sistema H2O-NaCl e com temperaturas de homogeneização inferiores a 300 ºC. Evidenciam carácter alcalino, possivelmente com uma origem meteórica, e circularam a uma profundidade que não ultrapassou os 5 km, durante os eventos finais da orogenia Hercínica.

Palabras clave : Epissienitização; dissolução do quartzo; planos de inclusões fluidas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )