SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número97Estudo dos fluidos associados com a epissienitização de granitos biotíticos do Gerês e da Guarda (Portugal)As cheias do Ourika (Alto Atlas, Marrocos) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comunicações Geológicas

versão impressa ISSN 1647-581X

Resumo

TEIXEIRA, R. J. S.; NEIVA, A. M. R.  e  GOMES, M. E. P.. Geoquímica de asbestos anfibólicos do nordeste de Portugal e sua utilização na monitorização do impacte ambiental resultante da exploração de pedreiras e minas. Comunicações Geológicas [online]. 2010, n.97, pp.99-112. ISSN 1647-581X.

Em Donai, Pena Maquieira e Mourisqueiro, Nordeste de Portugal, existem asbestos anfibólicos associados a serpentinitos, xistos anfibólicos e rochas esteatíticas. Com o objectivo de avaliar o impacto ambiental destas ocorrências minerais, foram estudadas em pormenor a pedreira de Donai e as minas de talco de Pena Maquieira e Mourisqueiro, dado que a exposição prolongada a asbestos anfibólicos pode causar essencialmente doenças pulmonares. Em Donai, os asbestos tremolíticos ocorrem em zonas de cisalhamento e falhas que cortam o serpentinito, enquanto a tremolite não fibrosa ocorre em intercalações associadas a xistos anfibólicos e clorititos. O serpentinito da pedreira de Donai não contém praticamente qualquer tremolite. Em Pena Maquieira, os asbestos tremolíticos preenchem falhas que cortam o serpentinito, enquanto em Mourisqueiro, ocorrem asbestos actinolíticos em xistos anfibólicos e rochas esteatíticas, numa zona de alto grau de deformação. A cartografia geológica, estudos no microscópio petrográfico e microssonda electrónica e as determinações de SiO2, CaO e MgO nos serpentinitos e de CaO e MgO nas rochas esteatíticas irão facilitar a detecção de asbestos anfibólicos nestas rochas. A identificação de asbestos anfibólicos é essencial para que a exploração de serpentinitos e rochas esteatíticas ocorra em segurança e com a menor perturbação possível causada por minerais asbestiformes.

Palavras-chave : Asbestos tremolíticos e actinolíticos; xistos anfibólicos; serpentinitos; rochas esteatíticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )