SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número97A sequência vulcano-sedimentar paleozóica de Odivelas: implicações para a geologia do limite Sudoeste da Zona de Ossa-Morena índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comunicações Geológicas

versão impressa ISSN 1647-581X

Resumo

MOREIRA, N.; BURCIO, M.; DIAS, R.  e  COKE, C.. Partição da deformação Varisca nos sectores de Peso da Régua e Vila Nova de Foz Côa (Autóctone da Zona Centro Ibérica). Comunicações Geológicas [online]. 2010, n.97, pp.147-162. ISSN 1647-581X.

A actuação da primeira e principal fase de deformação Varisca no eixo Marão-Vila Nova de Foz Côa (Autóctone da Zona Centro-Ibérica) induziu a formação de amplas zonas pouco deformadas com dobramentos amplos, alternando com zonas contemporâneas onde se observa uma deformação bastante mais acentuada; os critérios cinemáticos presentes levam a crer que estas zonas tenham funcionado como corredores de cisalhamento esquerdo de direcção WNW-ESE durante esta fase de deformação. A geometria e cinemática exibidas nas formações câmbricas do Grupo do Douro dos sectores de Peso da Régua e Vila Nova de Foz Côa, permite evidenciar um padrão típico de partição da deformação, lateralmente extenso, com importância regional. Esta distribuição estrutural permite uma melhor compreensão da zona axial de uma estrutura em flor que está presente nos sectores mais setentrionais do Autóctone da Zona Centro-Ibérica e que é aqui denominada como Estrutura em Flor do Douro. A continuidade lateral da estrutura regional desde o Marão a Vila Nova de Foz Côa apenas é interrompida por corredores de cisalhamento tardi-variscos esquerdos de direcção NNE-SSE, reactivados posteriormente durante o ciclo Alpino.

Palavras-chave : D1 Varisca; Autóctone Zona Centro-Ibérica; Cisalhamentos Esquerdos WNW-ESE; Estrutura em Flor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )