SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número6A poética do livro de artista: Memórias da menina gravada, de Kelly TaglieberLos libros del antihéroe: De lo cotidiano a lo absurdo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista :Estúdio

versão impressa ISSN 1647-6158

Resumo

ROMANA, Ana João. Pioneiro: Amadeo de Souza-Cardoso no contexto internacional dos pioneiros do livro de artista. Estúdio [online]. 2012, vol.3, n.6, pp.72-78. ISSN 1647-6158.

Partindo das características do livro iluminado medieval são analisados os livros de William Blake e William Morris, pioneiros no pensar o livro como obra de arte. No segundo momento é analisado o livro A Lenda de S. Julião Hospitaleiro de Amadeo de Souza-Cardoso, obra de 1912 também com influências do livro medieval, mas no contexto do livre d’artiste e das vanguardas do início do sec. XX.

Palavras-chave : livro medieval; livre d’ artiste; Amadeo de Souza-Cardoso; A Lenda de S. Julião Hospitalieiro; modernismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons