SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue28The good consumer and the imageSpacial Expansion in Darya Von Berner"s (Selfi) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista :Estúdio

Print version ISSN 1647-6158

Abstract

LOPES, Almerinda da Silva. A pintura metafórica e paradoxal de João Câmara e o insólito jogo do visível. Estúdio [online]. 2019, vol.10, n.28, pp.22-29.  Epub Dec 31, 2019. ISSN 1647-6158.

O objetivo deste artigo é refletir sobre a produção recente do artista pernambucano João Câmara (1944), com foco em duas pinturas digitais, denominadas Comédia Parisiense (2O17) e Pedro Sonha (2018), por meio das quais o autor se refere, de maneira paradoxal e burlesca, a dois acontecimentos traumáticos da história político-social brasileira. Embora tratem de períodos distantes e diferentes protagonistas, mantêm entre si alguma similaridade, o que tornou as referências conhecidas, respectivamente, como "O Último Baile do Cabral" e o "Baile da Ilha Fiscal".

Keywords : Pintura digital; João Câmara; Paradoxos Político-sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )