Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista :Estúdio
versão impressa ISSN 1647-6158
Resumo
LOPES, Almerinda da Silva. A pintura metafórica e paradoxal de João Câmara e o insólito jogo do visível. Estúdio [online]. 2019, vol.10, n.28, pp.22-29. Epub 31-Dez-2019. ISSN 1647-6158.
O objetivo deste artigo é refletir sobre a produção recente do artista pernambucano João Câmara (1944), com foco em duas pinturas digitais, denominadas Comédia Parisiense (2O17) e Pedro Sonha (2018), por meio das quais o autor se refere, de maneira paradoxal e burlesca, a dois acontecimentos traumáticos da história político-social brasileira. Embora tratem de períodos distantes e diferentes protagonistas, mantêm entre si alguma similaridade, o que tornou as referências conhecidas, respectivamente, como "O Último Baile do Cabral" e o "Baile da Ilha Fiscal".
Palavras-chave : Pintura digital; João Câmara; Paradoxos Político-sociais.