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Revista :Estúdio

versão impressa ISSN 1647-6158

Resumo

LOPES, Almerinda da Silva. A pintura metafórica e paradoxal de João Câmara e o insólito jogo do visível. Estúdio [online]. 2019, vol.10, n.28, pp.22-29.  Epub 31-Dez-2019. ISSN 1647-6158.

O objetivo deste artigo é refletir sobre a produção recente do artista pernambucano João Câmara (1944), com foco em duas pinturas digitais, denominadas Comédia Parisiense (2O17) e Pedro Sonha (2018), por meio das quais o autor se refere, de maneira paradoxal e burlesca, a dois acontecimentos traumáticos da história político-social brasileira. Embora tratem de períodos distantes e diferentes protagonistas, mantêm entre si alguma similaridade, o que tornou as referências conhecidas, respectivamente, como "O Último Baile do Cabral" e o "Baile da Ilha Fiscal".

Palavras-chave : Pintura digital; João Câmara; Paradoxos Político-sociais.

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