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Revista :Estúdio

versão impressa ISSN 1647-6158

Resumo

OLIVEIRA, Adriana Anselmo de. Maria Emília Araújo: uma artista de cores, memórias e viagens. Estúdio [online]. 2020, vol.11, n.29, pp.20-30.  Epub 31-Mar-2020. ISSN 1647-6158.

Em meados do século XX um grupo de jovens artistas plásticos de vanguarda iniciaram um movimento de modernização da azulejaria portuguesa. Nos anos 50 grande número de obras de artistas ceramistas portugueses são associadas a projetos arquitetónicos. Na Fábrica Viúva Lamego, começou a reunir-se um núcleo de artistas ceramistas, que começou por Jorge Barradas e cedo associou Manuel Cargaleiro e Querubim Lapa e posteriormente também Maria Emília Araújo, assinando Mariaújo. Nascida no Porto em 06/08/1940 desenvolve uma rica produção de azulejaria dentro da linha de moderni dade dos restantes membros do núcleo da VL. O poder das composições de sua obra deriva na maior parte da sua inventiva pesquisa nas técnicas de produção azulejar. Este artigo procura apresentar uma análise de algumas obras de Maria Emília Araújo. Estas são vistas como fragmentos de memórias vividas e por ela trabalhadas e adotadas para seus objetivos estéticos. Destacam-se duas grandes vertentes: as suas memórias de vivência como mulher e e a experiência dos países onde viveu, Portugal e Brasil, mas também Venezuela, Curaçau, e a sua paixão pelos trópicos com todo o hibridismo de culturas e artes.

Palavras-chave : Mariaújo; azulejaria; memória; cores; modernismo.

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