SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número30Viagens, imaginários e mapas narrativos. O mapa da Fajã da Caldeira de Santo Cristo, Rita Carvalho (n. 1978)Memograma, Insert de Filipa César: a margem enquanto cartografia da resistência, transgressão e memória lésbicas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista :Estúdio

versão impressa ISSN 1647-6158

Resumo

POSTIGA, Ivan Miguel Salgado  e  RAMOS, Maria Regina Martins. O pensamento sem imagem: o paradigma da indeterminação dos fins na obra de Domingos Loureiro. Estúdio [online]. 2020, vol.11, n.30, pp.84-92.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 1647-6158.

O presente artigo pretende discutir o modo como toda uma série de estratégias operativas envolvidas no processo de construção do pensamento e da prática artística atual parecem hoje abdicar dos modelos empíricos da visão e de toda uma espécie de imagem pré-concebida do pensamento, no sentido de fugirem aos condicionamentos mentais que pesam sob o próprio surgimento da experiência percetiva. Assim, obras inseridas na série “Paisagem-Corpo-Paisagem” (2016) do artista português Domingos Loureiro, assentes na lógica do constrangimento, tornam-se incontornáveis para pensarmos o modo como o potenciamento de um automatismo do gesto pode estar diretamente associado a uma espécie de “pensamento sem imagem”, capaz de despoletar, na prática do autor, estados de libertação criativa.

Palavras-chave : Constrangimento/Automatismo do gesto; Pensamento sem imagem; Indeterminação; Estados de libertação criativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )