SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32Desejo Motivo: imagens do incorpóreo na obra de Carolina PazCores de pele: o projeto Humanae de Angélica Dass índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista :Estúdio

versão impressa ISSN 1647-6158

Resumo

POSTIGA, José Luís. Anamorphoses: projeções cíclicas, deformações geradoras: plasticidade sonora em Anamorphoses V e VII de Isabel Soveral. Estúdio [online]. 2020, vol.11, n.32, pp.88-100.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1647-6158.

O ciclo Anamorphoses assume-se como um dos mais importantes da atividade criativa de Isabel Soveral. Nele, a compositora vai manipulando o conceito que lhe dá nome, como princípio para a transformação e desenvolvimento sonoros. Através de diferentes estratégias de análise musical, procura-se desvendar como o conceito de plasticidade é importado do domínio visual, pela sua formulação matemática, para o da organização sonora, focando-se nas variações melódicas e projeções nas obras V e VII do ciclo. Reforçase, assim, a importação de conceitos das artes visuais no processo criativo da compositora.

Palavras-chave : Anamorfose; Plasticidade; Composição Musical.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )