SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32Cores de pele: o projeto Humanae de Angélica DassImagem impressa entre o transitório e o perene: reflexões a partir da produção gráfica de Graciela Machado índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista :Estúdio

versão impressa ISSN 1647-6158

Resumo

FARINA, Mauricius Martins  e  STRAMBI, Marta Luiza. O objeto incômodo. Estúdio [online]. 2020, vol.11, n.32, pp.110-120.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1647-6158.

Neste texto relacionamos estratégias simbólicas presentes no trabalho de três artistas brasileiras, Erica Versutti, Lorena D’Arc e Marta Strambi. Artistas escolhidas a partir da observação de uma potência crítica, relacionada à presença de frutos que, em seus trabalhos, se tornam objetos incômodos, provocadores, quando os relacionamos com o princípio de sobrevivência, presente nas associações entre a vida, a natureza e a arte. Dessa maneira, tais objetos nos sugerem um alinhamento com dimensões ativas sobre o paradoxo da vida em sua dimensão globalizada. Algo que, no campo das artes visuais, admite-se como presença, situando a nostalgia da natureza perdida como uma distopia.

Palavras-chave : arte brasileira contemporânea; objeto; natureza; vida em desalinho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )