SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número33Ciudad y silencio en las imágenes de Sergio Belinchón. Leer el paisaje genéricoO Gallus Sapiens de Victor de La Rocque e o contemporâneo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista :Estúdio

versão impressa ISSN 1647-6158

Resumo

CHARREU, Leonardo. A (des)figuração animalista da pintura de Sofia Torres: estranhamento e repetição. Estúdio [online]. 2021, vol.12, n.33, pp.106-116.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 1647-6158.

A pintura de Sofia Torres incide essencialmente sobre a figuração de um imaginário animalista muito particular que, atravessado por um conceito base - o uncanny - obriga-nos a uma análise relativamente complexa e que, consequentemente, não pode esgotar-se na mera apreciação do virtuosismo técnico evidente. De facto, é o que parece vibrar num primeiro momento perceptivo e num primeiro contacto com as suas pinturas. O estranhamento e a repetição, no conjunto da sua obra, ainda curta, mas a apontar para caminhos instigantes, assumem-se igualmente como conceitos secundários que se articulam com o conceito principal. Resgatam e desafiam a pintura figurativa a sair de uma espécie de torpor representacional e a experimentar iconografias que nos inquietam.

Palavras-chave : Pintura; Figuração; Uncanny; Estranhamento; Repetição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )